Você sabe qual é a diferença entre FREIGHT FORWARDER e NVOCC?
Os Freight Forwarders são empresas que, a grosso modo, mandam os fretes (cargas) para frente, fazem acontecer os processos da cadeia logística levando a carga até o seu destino final. Eles cuidam do desembaraço, embarque, desembarque no destino e até entrega na porta do cliente final.
NVOCC é uma sigla (Non Vessel Operating Common Carrier) que podemos traduzir como uma transportadora não proprietária de navios. Um NVOCC opera containers em determinadas rotas, podendo compartilhar o espaço desse container com vários embarcadores e até mesmo com outros agentes NVOCC. Essa atividade surgiu com a expansão dos navios porta-containers, que criaram para os pequenos embarcadores o problema de ter que pagar por um container inteiro mesmo quando ocupava apenas pequena parte dele, ou então se sujeitar a aguardar novas cargas para que compensasse ao armador (proprietário de navio) arcar com os custos da operação do container e compartilhá-lo com dois ou mais embarcadores.
Um embarque em container exige o trabalho de ovação (carregamento), e por se tratar de uma unidade de carga grande exige manuseio especializado e com equipamentos apropriados. Para o armador, o trabalho e os custos dessa operação do container geralmente não compensa o frete recebido, daí surgindo a necessidade de empresas que se encarregassem dessa operação, cuidando de todos os detalhes até o embarque do container no navio.
Nas empresas de NVOCC é mais comum haver um acordo de parcerias do que uma fusão, uma vez que, normalmente cada um é especialista em uma região do globo e o serviço do parceiro vai complementar o seu próprio.
Para o NVOCC operar, ele precisa ter um correspondente no porto de destino, que faz o desmembramento do embarque, descarrega o container e o devolve ao armador, além de outros trabalhos relativos aos controles aduaneiros demandados nessa operação e alguns aspectos relativos aos controles das autoridades marítimas dos países envolvidos, incluindo-se seguros e garantias relativas às multas aplicáveis quando ocorrem erros nessa operação.